NÚCLEO ZERO - Escola de Ciências do Silêncio

por Juliano Caravela

Simbolo-Branco.png

MÓDULOS I E II - Semiótica da Meditação

A filosofia básica de vida de uma pessoa que está no Caminho Sufi é: “Estar no mundo, mas não ser dele.”

SEMIÓTICA DA MEDITAÇÃO

Módulo I - Hinduísmo/Yoga

Módulo II - Zen/Sufismo

A  proposta destes módulos iniciais,  por meio das tradições a serem abordadas,  é promover ao participante uma auto investigação apurada, dinâmica e empírica, e a percepção clara e objetiva de que o que entendemos como ” indivíduo'’ e "pessoa" (e como fazemos cotidianamente uso disso), desde tempos memoráveis,  não passam de ideias aprisionantes e aprisionadas advindas de uma espécie de hipnose social. 

 

Conceitos  como "identidade", "personalidade", "pessoalidade", "eu", "outro", "sujeito" e "objeto", enquanto catalisadores hipnóticos, serão colocados a prova,  propositadamente, provocados e jogados a um possível desarme, a uma zona de suspensão. Ao passo que a própria compreensão de como surgiu o "eu construído" (ego) em cada um já se torne em si,  a própria liberdade.

 

Cada um destes dois módulos serão abordados da seguinte maneira:

Panorama histórico e místico de cada tradição: Hinduísta (perspectiva do yoga), Sufi e Zen.
Aspectos semióticos-simbólicos-filosóficos  com incursões pontuais sobre algumas escrituras, contos e parábolas relevantes.
A meditação, o trabalho corporal, as danças rituais, a música, o canto e as histórias que integram, entre outros aspectos, a jornada espiritual de cada uma destas tradições.

Conteúdo extra: Neurociência e Meditação:

Compreender de maneira científica as  alterações e efeitos ocorridos no cérebro durante experiências e práticas meditativas. Toda a fisiologia envolvida: glândulas, hormônios, enzimas e seus efeitos químicos  e psicofísicos.

 

Obras sugeridas:

  • Yoga Sutras de Patanjali

  • Gheranda Samhita

  • Haha Yoga Pradipika 

  • ZIMMER. H. Filosofia das Indias. São Paulo: Editora Palas Athena

  • The Zen Teaching of Bodhidharma (Trad.Red Pine)

  • Zen- sua história e seus ensinamentos - Osho (Ed. Cultrix)

  • Poemas Misticos -  Jalal Al-Din Husain Rumi 

  • A linguagem dos Pássaros - Farid Ud-Dim Attar

  • La Imaginacion Creadora En El Sufismo de Ibn'arabi- Henri Corbin

Juliano Caravela: Poeta da Experiência. Com variadas formações, ensina, pratica e estuda o Yoga há mais de 17 anos. Especializou-se em terapia corporal fazendo convergências naturais entre o Yoga, Ayurveda, Quiropraxia e a bioenergética, além de pesquisar e conhecer inúmeras ferramentas meditativas, seus efeitos e resultados no sistema corpo-mente. Em seu trabalho expressa em convite à tomada de consciência revelada em meditação. Realiza retiros, encontros e múltiplas vivências de autoconhecimento.É um dos fundadores do Ashram Cultural Espaço Ave Venus (Centro de Meditação e Arte na Vila Mariana).

Ashram Cultural Ave Venus . Rua Pero Correia, 255 _ V. Mariana . 11 93090.2888

Site por: @linamolina.arte