20220127_093220875_edited.jpg
Simbolo-Branco.png

  BLOG AVE VENUS 

Bananas aos macacos

No primeiro momento, cuidamos do que está na superfície, no campo da sobrevivência social, em outras palavras, tratamos da sustentação da Personagem.


Personagem mulher, negro, muçulmano, menine, trans, gay, sapata, favelado... somos tantos, que é impossível contemplar todos numa lista.


O louco é que, enquanto estivermos na superfície, essa lista sem fim sempre será alvo de marginalização ou de premiação, afinal, “novas” performances humanas sempre ocorrerão, somos infinitos! Pessoas que comem plástico, tiram costelas, viram lobos, etc. Ficção ou verdade, não importa aqui, porque no final das contas, a superfície é frágil diante das intempéries do lado de fora.



Consuela Harris danse dans " Swing!" (1938)



“Eu”, por exemplo: superfície mulher, após muitas lutas ganhei direito à voz. Será que foi após muitas lutas mesmo ou porque o dominante viu vantagem em me fazer essa concessão?

Em pleno século XXI, como se costuma dizer, Marielle Franco foi assassinada. Ei! Não nos esqueçamos de irmã Dorothy Stang e de milhares de Marias!!!


Hoje, me tornei heroína em séries e no cinema, sou tema de artigos, livros e de postagens de alto nível. Que maravilha! Mas o que será que vai acontecer para essa liberdade ser posta em xeque? Na verdade, para muitas de nós, ela nunca aconteceu.


E por que mexer nesse vespeiro de novo? Já fiz isso uma vez (escute nosso Podcast para conferir), mas repito a dose porque você ainda vive na superfície e esse mar é brabo por demais da conta, Mainha. É profundo, turvo, cheio de ondas e não dá tréguas.


Autoconhecer-se não é sobre tornar a personagem mais visível, compreendida e reconhecida (isso a terapia e lutas sociais já fazem) e no entanto, não está numa manhã ou do outro lado do mundo, mas bem debaixo do “seu” nariz. Aliás, começar compreendendo que este nariz não é seu já é um salto e tanto. ≈


 

Post por Lina Molina:

Lina Molina

Co-fundadora do ashram cultural Ave Venus, provocadora da vivência PsicoDetox e Rodas de Mulheres, cozinheira e organizadora dos Retiros, também leciona Direção de Arte para cursos de Cinema de Animação.


53 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo